GRUPO DE ESTUDOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS (ABClima)
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
Implementação do Núcleo de Referência Tecnológica em Energias Alternativas
Objetivos

Generalidades

Implementar o Núcleo de Referência em Tecnologias Energéticas Alternativas, que com sede principal na Universidade Federal do Acre, estará presente fisicamente em todo o Estado do Acre, através de plataformas de coleta de dados, estações de monitoramento atmosférico, sítios de sensoriamento da radiação solar, em benefício de entidades (comunidades e domicílios) isoladas da Amazônia, na utilização de diferentes fontes de energia, que representam o avanço social, econômico e ambiental traduzidos na melhoria dos indicadores de nível de vida das populações.

Contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da utilização de fontes alternativas de energia voltadas para os programas governamentais e não-governamentais, destinados ao suprimento de energia elétrica e térmica e à produção de combustíveis para atendimento de comunidades isoladas das regiões agrícolas, pecuárias, florestais, ribeirinhas e de povos indígenas dos municípios do Estado do Acre.

Especificidades

1. Assegurar suporte ao Programa Luz para Todos do Governo Federal, no Estado do Acre, mediante apoio técnico e metodológico para utilização de fontes alternativas na geração de energia elétrica em domicílios isolados.

2. Assegurar o suporte necessário às continuidades para os projetos em desenvolvimento com energia solar, biomassa e biodigestão.

3. Transferir para comunidades isoladas a experiência e os resultados considerados positivos com fontes alternativas de energia e a metodologia de formação de parcerias no desenvolvimento de ações integradas nas áreas de suprimento de energia.

4. Assegurar que o Programa de Universalização do Atendimento de Energia Elétrica estabelecido pelo Governo Federal seja implementado com suporte técnico e soluções locais.

5. Contribuir para o atendimento das demandas formuladas pelas concessionárias do setor elétrico, ELETROBRAS, ELETRONORTE e ELETROACRE.

6. Contribuir para ampliação de dados do Atlas Solarimétrico do Brasil através da elaboração de mapas detalhados de irradiância e insolação do Estado do Acre e de outras regiões da Amazônia.

7. Otimizar as instalações solares para maior autonomia nas condições meteorológicas, que determinam a irradiância e a insolação solar em sítios isolados da Amazônia ocidental.

8. Definir os parâmetros técnicos para a utilização de biogás na geração de energia elétrica em domicílios isolados.

9. Assegurar infra-estrutura adequada para realização de cursos de capacitação e de qualificação profissional em fontes renováveis de energia para técnicos das concessionárias, prestadores de serviços e usuários.