GRUPO DE ESTUDOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS (ABClima)
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
Implementação do Núcleo de Referência Tecnológica em Energias Alternativas
Resultados

Todos os resultados são de índole aplicativo e vão desde a edição de relatórios contendo os fundamentos e experiências regionais em fontes alternativas de energia, com base na energia solar e a biomassa florestal, até a assimilação e otimização de tecnologias colocadas em funcionamento para o beneficio das populações isoladas do Acre, na continuação das atividades do PRODEEM e de outros Programas do Ministério de Minas e Energias do Brasil. O presente sítio de Internet se considera como um dos resultados, útil na comunicação, informação e difussão tecnológica e social.

1. Com a ampliação e a dotação de equipamentos suplementares na Unidade de Demonstração de Biodigestão, localizada a 29 km do Campus da UFAC, no assentamento de colonização Colibri-INCRA, serão definidos os parâmetros de produção do biogas, sua qualidade tecnológica e os indicadores de benefícios. Além das energias elétrica e térmica, será possível obter biofertilizante e partir da organização dos rebanhos de gado, cuidado de sua alimentação, coleta da metéria prima para o biodigestor e reutilização dos resíduos da biodigestão. Com isso ser[a possível contribuir para a melhoria da fertilidade das áreas de produção agrícola, sem usso de fertilizantes industriais. A utilização do biogás servirá de base para capacitar os técnicos e os potenciais usuários que moram no meio rural e florestal (agricultores, ribeirinhos e seringueiros).

2. Através do laboratório de energia solar, situado no Campus da UFAC, serão garantidas as condições básicas de suporte à continuação do programa PRODEEM no Estado do Acre, como também, aos sistemas com painéis fotovoltaicos do Programa Luz para Todos, sob a responsabilidade da ELETROACRE, estimado em 2.000 sistemas nos anos de 2005 e 2006. Vale ressaltar que para atender toda a demanda da universalização do uso desse tipo de energia até 2008, será necessária a instalação de mais de 20.000 sistemas. Junto com isso se garante também a continuação da otimização das unidades de energia solar que se instalam em comunidades isoladas do Acre.